terça-feira, 8 de março de 2011

QUESTÕES DE CONCURSOS CONSTANCE KAMII – A CRIANÇA E O NÚMERO

1)      Para a pesquisadora piagetiana Constance Kamii (1984:19), “número é uma síntese de dois tipos de relação que a criança elabora entre os objetos”. Os dois tipos de relação a que ela se refere são:
[A] ordem e inclusão hierárquica.
[B] ordem e seriação.
[C] classificação e seriação.
[D] classificação e inclusão hierárquica.

2)     Segundo Constance Kamii, os três princípios fundamentais no ensino do número são
A) a criação de todos os tipos de relações, a quantificação de objetos e a interação social.
B) a contagem, a quantificação de objetos e a classificação.
C) a interação social das crianças, a ordenação e a conservação de quantidades.
D) a quantificação de objetos, a interação entre os pares e o registro numérico.

3)     Piaget estabeleceu uma distinção fundamental entre três tipos de conhecimento: conhecimento físico, conhecimento lógico-matemático e conhecimento social ou convencional. Com relação a esses tipos de conhecimentos, assinale a opção correta.
A) O conhecimento físico refere-se ao processo de abstração.
B) A coordenação de relações de igualdade e de adição é irrelevante para o conhecimento lógico-matemático.
C) A fonte do conhecimento físico e do conhecimento social é parcialmente externa ao indivíduo.
D) A razão do conhecimento lógico-matemático restringe-se à realidade externa ao indivíduo.

4)     A partir da idéia de construção do número na perspectiva de Piaget, assinale a opção correta.
A) A teoria do número parte do pressuposto de que o conhecimento social dificulta a construção do conceito numérico.
B) As convenções construídas socialmente não influenciam o conhecimento numérico.
C) O professor deve ensinar diretamente à criança a estrutura lógico-matemática de número.
D) No processo de construção do número, o professor deve contribuir como agente de estímulo do desenvolvimento da estrutura mental da criança.

GABARITO

1
2
3
4
A
A
C
D


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