quinta-feira, 21 de julho de 2011

QUESTÕES DE CONCURSOS - LDB


1) A LDBEN 9.394/96, no Art. 1º, diz que “a educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais”. Essa Lei, especificamente, disciplina a educação escolar desenvolvida, predominantemente, por meio do ensino, em instituições próprias. Nesse sentido, a educação escolar busca realizar dois propósitos básicos que são:

a) ensinar os alunos a ler e escrever, preparando-os para desenvolver atividades de partilha da cultura comum ocidental.
b) ajudar os jovens a se prepararem para o exercício de uma profissão em sua vida adulta e integrá-los na sociedade, como cidadãos e membros de uma cultura comum.
c) preparar o cidadão para uma sociedade democrática e conscientizá-lo de seu papel de cidadão.
d) formar os jovens para atividades profissionais e dar-lhes condições de empregabilidade.

2) Segundo a LDBEN 9.394/96, cabe à União a coordenação da política nacional de educação, articulando os diferentes níveis e sistemas e exercendo função normativa, redistributiva e supletiva em relação às demais instâncias educacionais.
Considerando a legislação, é função do governo federal:

I. estabelecer, em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, competências e diretrizes para a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio, que nortearão os currículos e seus conteúdos mínimos, de modo a assegurar formação básica comum;
II. elaborar e executar políticas e planos educacionais, em consonância com as diretrizes e planos nacionais de educação, integrando e coordenando as suas ações e as dos seus Municípios;
III. elaborar o Plano Nacional de Educação, em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios;
IV. organizar, manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais dos seus sistemas de ensino, integrando-os às políticas e planos educacionais da União e dos Estados.

São CORRETOS apenas os itens:
a) I e II.
b) I e III.
c) II e IV.
d) III e IV.
3) O sistema federal de ensino compreende:
a) as instituições de educação superior mantidas pelo Poder Público municipal; as instituições de ensino fundamental e médio criadas e mantidas pela iniciativa privada.
b) as instituições de ensino mantidas pela União; as instituições de educação superior criadas e mantidas pela iniciativa privada; os órgãos federais de educação.
c) as instituições do ensino fundamental, médio e de educação infantil mantidas pelo Poder Público municipal; as instituições de educação infantil criadas e mantidas pela iniciativa privada; os órgãos municipais de educação.
d) as instituições de ensino mantidas, respectivamente, pelo Poder Público estadual e pelo Distrito Federal; as instituições do ensino fundamental, médio e de educação infantil mantidas pelo Poder Público municipal.

4) De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases (LDBEN 9.394/96), são critérios da verificação do rendimento escolar:
I. avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos, e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais;
II. obrigatoriedade de aceleração de estudos para alunos com atraso escolar e possibilidade de estudos de recuperação, de preferência paralelos ao período letivo, para os casos de baixo rendimento escolar, a serem disciplinados pelas instituições de ensino em seus regimentos;
III. possibilidade de avanço nos cursos e nas séries, mediante verificação do aprendizado e aproveitamento de estudos concluídos com êxito.


A opção CORRETA é:
a) Apenas o item I está correto.
b) Apenas os itens I e II estão corretos.
c) Apenas os itens I e III estão corretos.
d) Apenas os itens II e III estão corretos.
5) Mário Henrique, 16 anos, aluno da rede estadual de ensino, com excelente aproveitamento na 2ª série do Ensino Médio, pretende prestar vestibular no final do ano. Como ainda não concluiu o Ensino Médio, resolveu, aconselhado por seus amigos, fazer os exames da EJA. Mário Henrique pode concluir o Ensino Médio até o final do ano, fazendo os exames da Educação de Jovens e Adultos?
a) Não, porque Mário Henrique já completou 16 anos e está para concluir o Ensino Médio.
b) Não, porque, para concluir o Ensino Médio através de exames pela modalidade de educação de jovens e adultos, é necessário ter 18 anos completos.
c) Sim, porque Mário Henrique, embora tenha 16 anos, comprova ter excelente aproveitamento no Ensino Médio.
d) Sim, pois, para concluir o Ensino Médio através de exames pela modalidade de educação de jovens e adultos, é necessário ter 15 anos completos.

6) Do que trata o artigo 26-A, inserido na Lei de Diretrizes e Bases- LDB nº. 9.394, através da lei 10.639 de 09 de janeiro de 2003 e alterado pela redação dada pela Lei nº 11.645, de 2008:
a) Atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com necessidades especiais, preferencialmente na rede regular de ensino; pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas; respeito à liberdade e apreço à tolerância.
b) Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena.
c) Será objetivo permanente das autoridades responsáveis alcançar relação adequada entre o número de alunos e o professor, a carga horária e as condições materiais do estabelecimento.
d) Oferta de educação escolar regular para jovens e adultos, com características e modalidades adequadas às suas necessidades e disponibilidades, garantindo-se aos que forem trabalhadores as condições de acesso.
e) Conteúdos curriculares e metodologias apropriadas às reais necessidades e interesses dos alunos da zona rural; organização escolar própria, incluindo adequação do calendário escolar às fases do ciclo agrícola e às condições climáticas.

7) No que diz respeito à organização do Sistema Municipal de Ensino é possível afirmar, EXCETO:
A) é dever do Estado, direito da criança, opção da família o atendimento gratuito em instituições públicas de Educação Infantil;
B) a política de Educação Infantil deve focar-se na cultura, justiça social, nos direitos humanos, sem se preocupar com as políticas destinadas a outras organizações da sociedade civil.
C) quanto ao funcionamento, as Instituições de Educação Infantil poderão organizar o atendimento em regime parcial e/ou integral e funcionar ininterruptamente durante o ano civil.
D) o processo pedagógico deve considerar as crianças em sua totalidade, observando suas especificidades, as diferenças entre elas e sua forma privilegiada de conhecer o mundo por meio do brincar.

8) De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases- LDB nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, a educação escolar compõe-se de:
a) Educação básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.
b) Infantil, ensino fundamental, ensino médio e ensino superior.
c) Educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação profissional.
d) Educação fundamental, educação média, educação superior.
e) Educação básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio; educação superior.

9) Conforme estabelece a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96), na Educação Infantil a
avaliação far-se-á mediante acompanhamento e registro:
A) Com aprovação e/ou reprovação para acesso ao Ensino Fundamental.
B) Promovendo ou reprovando a criança se o Regimento da Instituição de Educação Infantil determinar.
C) Reprovando a criança se seu desempenho for considerado insatisfatório.
D) Sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao Ensino Fundamental.


10)  Conforme o que estabelece a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96), a educação escolar deverá vincular-se:
A) À vida familiar e aos movimentos sociais.
B) À organização da sociedade e as manifestações culturais.
C) Às instituições de ensino e a organização da sociedade.
D) Ao mundo do trabalho e a prática social.

11) Ao tratar da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei n.º 9.394/96 dispõe que:
A) Ela deve ser desenvolvida apenas em cursos destinados a quem já tenha concluído o ensino médio.
B) Os diplomas de curso de educação profissional técnica de nível médio estão dispensados de registro, terão validade nacional e habilitarão ao prosseguimento de estudos na educação superior.
C) É vedada a expedição de certificados de qualificação para o trabalho após a conclusão de etapas em cursos de educação profissional técnica de nível médio.
D) A preparação geral para o trabalho e, facultativamente, a habilitação profissional, poderão ser desenvolvidas nos próprios estabelecimentos de ensino médio ou em cooperação com instituições especializadas em educação profissional.

12) A valorização dos docentes é destacada no artigo 67 da LBD, assegurando, entre outras determinações para o sistema de ensino, que seja instituída a seguinte medida:
A) Salário-educação.
B) Piso salarial profissional.
C) Curso de educação à distância.
D) Incentivo ao estágio remunerado.

13) É dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente, EXCETO:
a) oferta de ensino noturno regular, adequado às condições do adolescente trabalhador.
b) ensino educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino.
c) acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística, segundo a capacidade de cada um.
d) ensino fundamental, obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria e progressiva extensão da obrigatoriedade e gratuidade ao ensino médio.

14) Leia a informação:
A educação possibilita ao indivíduo jovem e adulto retomar seu potencial, desenvolver suas habilidades, confirmar competências adquiridas na educação extraescolar e na própria vida, com vistas a um nível técnico e profissional mais qualificado. Também é oferecido pelos sistemas de ensino cursos e exames supletivos, que compreenderão a base nacional comum do currículo, habilitando assim progressivamente os estudos em caráter regular.
A educação de Jovens e Adultos representa uma possibilidade que pode contribuir para efetivar um caminho e desenvolvimento de todas as pessoas, de todas as idades. Planejar esse processo é uma grande responsabilidade social e educacional, cabendo ao professor no seu papel de mediar o conhecimento, ter uma base sólida de formação.
A educação de adultos torna-se mais que um direito: é a chave para o século XXI; é tanto consequência do exercício da cidadania como condição para uma plena participação na sociedade. Além do mais, é um poderoso argumento em favor do desenvolvimento ecológico sustentável, da democracia, da justiça, da igualdade entre os sexos, do desenvolvimento socioeconômico e científico, além de um requisito fundamental para a construção de um mundo onde a violência cede lugar ao diálogo e à cultura de paz baseada na justiça.(Declaração de Hamburgo sobre a EJA).
O principal objetivo da Educação de Jovens e Adultos é: de auxiliar cada indivíduo a tornar-se tudo aquilo que ele tem capacidade para ser. Durante vários anos foram desenvolvidos projetos para a alfabetização de Jovens e adultos, destaca-se,  portanto, alguns deles: O Mobral – Movimento Brasileiro de Alfabetização, de 1967-1985; fundação Educar, de 1986-1990 e o Programa Brasil Alfabetizado, de 2003 até o momento atual.
Na Constituição Federal de 1988 e a LDB, confere aos municípios a responsabilidade do Ensino Fundamental, e estabelece que aos sistemas de ensino cabe assegurar gratuitamente aos jovens e adultos, que não puderam efetuar os estudos na idade regular, oportunidades educacionais apropriadas, considerando as características do aluno, seus interesses, condições de vida e de trabalho. Também cabe a esses sistemas de ensino, viabilizar e estimular o acesso e a permanência do trabalhador na escola, mediante ações integradas e complementares entre os diversos setores das esferas públicas.
Com base na LDB/96, a educação de jovens e adultos será ofertada:
I no nível de conclusão do ensino fundamental, para os maiores de quinze anos.
II no nível de conclusão do ensino médio, para os maiores de dezoito anos.
III no nível de conclusão do ensino fundamental, para os maiores de dezoito anos.
IV no nível de conclusão do ensino médio, para os maiores de vinte e um anos.
Assinale a alternativa CORRETA:
a) Somente as proposições I e II estão corretas.
b) Somente as proposições II e III estão corretas.
c) Somente as proposições I e III estão corretas.
d) Somente as proposições I e IV estão corretas.

15) A LDB determinou em 2007 a inclusão obrigatória, no Currículo do Ensino Fundamental, de conteúdos que tratem dos direitos das crianças e dos adolescentes, tendo ECA como diretriz. A partir da afirmativa acima podemos dizer, EXCETO
A) A partir dos debates sobre ECA, o pensamento crítico ganhou espaço nas aulas.
B) A capacitação é necessária para que o corpo docente conheça melhor o ECA e possa desenvolver formas de inseri-lo no currículo.
C) Uma das formas de estudar os principais artigos do ECA é tratá-los de forma transversal em disciplinas como Português, Arte ou Educação Física.
D) Não há necessidade de inserir no projeto político-pedagógico da escola a inclusão de estudos sobre ECA.

16) Ao trabalhar com a questão curricular, no momento do planejamento participativo em sua escola, a supervisora
Joana lembrou a todos a necessidade de se consultar à atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira – a Lei nº. 9394/96 - para poder nortear os discursos da reunião.
Após a distribuição da folha xerografada do Art. 26º., da LDB/96, ela pediu que as pessoas presentes o lessem, destacando o cerne do que competia aos currículos do ensino fundamental e médio. Ressaltaram que deveriam assegurar uma base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, bem como por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela. Quanto à parte diversificada do currículo, viram que o § 5º. afirma a necessidade de ser incluído, obrigatoriamente, a partir da quinta série, o ensino de pelo menos uma língua estrangeira moderna, cuja escolha ficará a cargo da...
A) da secretaria da escola, conforme a sua disponibilidade e interesse.
B) das parcerias que a escola puder fazer com os cursos de língua estrangeira.
C) das secretarias estaduais, através de suas normas e recomendações.
D) das disposições das secretarias municipais e dos níveis intermediários.
E) comunidade escolar, dentro das possibilidades da instituição

17) Analise a seguinte proposição: De acordo com a LDB n. 9.394/96, a verificação do rendimento escolar deve observar
I. a avaliação contínua do desempenho do aluno;
II. a possibilidade de aceleração de estudos;
III. a obrigatoriedade de estudos de recuperação.
A análise permite concluir que
A) está correto apenas o item I.
B) está correto apenas o item III.
C) estão corretos apenas os itens I e III.
D) estão corretos todos os itens.

18) São alguns princípios estabelecidos pela LDBEN 9394/96 Art. 3º, EXCETO:
A) Ora a existência de instituições públicas e ora a de instituições privadas.
B) Respeito à liberdade e apreço a tolerância.
C) Valorização do profissional da educação escolar.
D) Garantia de padrão de qualidade.
E) Valorização da experiência extraescolar.

19) “Do direito à Educação e do dever de educar”, o Art. 4º da LDBEN, em um de seus incisos afirma:
A) Haverá oferta de ensino noturno regular, adequado às condições de trabalho dos docentes.
B) Haverá atendimento em creches e pré-escolas, às crianças gratuitamente.
C) Progressiva extensão da obrigatoriedade e gratuidade somente ao Ensino Fundamental.
D) Padrões mínimos de quantidade de ensino.
E) Padrões excessivos de qualidade e quantidade de ensino.

20) Com base na LDBEN, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei nº. 9394/96, analise:
( ) A educação escolar deverá vincular-se ao mundo do trabalho e à prática social.
( ) A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
( ) Os municípios poderão optar, por se integrar ao sistema estadual de ensino ou compor com ele um sistema único de Educação Básica.
( ) Os sistemas municipais de ensino compreendem: as instituições do Ensino Fundamental, Médio e de Educação Infantil, criadas e mantidas pelo poder público municipal; as instituições de Educação Infantil criadas e mantidas pela iniciativa privada e os órgãos municipais da educação.
( ) Os currículos do Ensino Fundamental e Médio devem ter uma base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela.
( ) Na Educação Infantil, a avaliação far-se-á mediante acompanhamento e registro do seu desenvolvimento, com o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao Ensino Fundamental.

A sequência está correta em:
A) V, F, F, V, F, F                              D) V, V, V, V, V, F
B) V, F, V, F, V, F                              E) F, V, V, V, V, V
C) V, V, V, F, V, V



GABARITO:



1 – B
2 – B
3 – B
4 – C
5 – B
6 – B
7 – B
8 –E
9 – D
10 – D
11 – D
12 – B
13 - B
14 - A
15 - D
16 - E
17 - D
18 – A
19 – B
20 - D


19 comentários:

  1. tem questoes marcada errada no gabarito

    ResponderExcluir
  2. Na questão 13 todas as alternativas estão corretas, ver LDB artigo 4! Mas foi muito bom o questionário!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a 13 está correta, trocaram uma palavra para confudir...

      Excluir
    2. Tenho a mesma dúvida. Na questão 13 a alternativa b está no art. 4 III, só que está riscado na LDB.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na LDB está "Padrões mínimos de QUALIDADE de ensino" e não quantidade.
      A única que me causou dúvida foi a 13°.

      Excluir
    2. erro meu...eu tinha visto QUALIDADE... realmente um erro desculpe o comentário!

      Excluir
  5. A questão 13 tem pegadinha de uma palavra trocada: "b) ensino educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino" - não é ensino educacional, mas sim "atendimento educacional especializado gratuito" ;-)

    ResponderExcluir
  6. Uma das alternativas marcadas como verdadeira na 20° questão na verdade é falsa, pois o ensino médio não compreende os sistemas Municipais de ensino, mas sim aos estados.

    ResponderExcluir
  7. A questão 1 apresenta como resposta a alternativa "b" o que configura um equivoco uma vez que a política não discrimina como objeto jovens, adultos, ou crianças. Tratando de educandos os cidadãos, garantindo inclusive a adultos o direito a inclusão escolar em condições especiais. Portanto, considero incorreta a questão por definir como objeto da lei "ajudar os jovens"

    ResponderExcluir
  8. Gostei do simulado,me ajudou bastante para realizar um concurso público para área de Educação....Testando os meus conhecimentos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria de receber mais simulados ou testes rápidos sobre a LDB e ECA.

      Excluir
  9. Muito bom o blog. Parabéns!
    Na questão 8, a resposta correta não seria A? Sendo que o ensino superior não é obrigação do estado.

    Renata de França

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Renata..a resposta certa é a letra "E" pois a pergunta é "a educação escolar compõe-se de: Educação Básica e Educação Superior.

      Excluir
  10. Obrigado gostei muito das questões.

    ResponderExcluir
  11. Gostei das questões. Só senti falta da indicação das bancas elaboradoras das questões. Ou quem elaborou.
    OBG,

    ResponderExcluir
  12. Parabéns ao blog e aos comentários. O debate foi ainda mais enriquecedor para o conhecimento destas importante Lei.

    ResponderExcluir