sexta-feira, 29 de julho de 2011

QUESTÕES DE CONCURSOS - ESTATUTO DO IDOSO

1 - ( MPE-GO - 2009 - MPE-GO - Promotor de Justiça / Direito Civil / Legislação Especial;  )
Dispõe o estatuto do idoso: Todas as entidades de longa permanência, ou casa-lar são obrigadas a firmar contrato de prestação de serviços com a pessoa idosa abrigada. No caso de entidades filantrópicas ou casa lar, é facultada a cobrança de participação do idoso no custeio da entidade. Esta cobrança não poderá exceder:
a) a 70% de qualquer benefício previdenciário ou de assistência social percebido pelo idoso.
b) a 50% de qualquer benefício previdenciário ou de assistência social percebido pelo idoso.
c) a 60% de qualquer benefício previdenciário ou de assistência social percebido pelo idoso.
d) a 30% de qualquer benefício previdenciário ou de assistência social percebido pelo idoso.

2 - ( FCC - 2010 - DPE-SP - Agente de Defensoria - Psicólogo / Legislação Federal / Estatuto do Idoso;  )
O Art. 97 do Estatuto do Idoso prevê que quem deixar de prestar assistência ao idoso ou mesmo recusar, retardar ou dificultar sua assistência à saúde, sem justa causa, ou ainda não pedir socorro à autoridade sofrerá
a) encaminhamento ao Conselho Tutelar.
b) advertência da autoridade judiciária.
c) multa diária.
d) detenção e multa.
e) determinação de prestar serviços comunitários a uma instituição para idosos.

3 -  ( FCC - 2010 - DPE-SP - Agente de Defensoria - Assistente Social / Ciências Sociais )
O Estatuto do Idoso ao abordar os direitos do idoso preconiza que:
a) se o idoso ou seus familiares não possuírem condições econômicas de prover o seu sustento, impõe- se a obrigação alimentar solidária desse provimento, no âmbito da sociedade civil.
b) para ter acesso à gratuidade no transporte coletivo público urbano e semi-urbanos, aos maiores de 65 anos, basta que o idoso apresente qualquer documento pessoal que faça prova de sua idade.
c) no sistema de transporte coletivo interestadual observar-se-á nos termos da legislação específica, a reserva de 10% de vagas gratuitas por veículo para idosos.
d) é assegurada a reserva, para os idosos, nos termos da lei local de 10% das vagas nos estacionamentos públicos ou privados.
e) nos programas habitacionais, públicos ou subsidiados com recursos públicos, o idoso goza de prioridade na aquisição de imóvel para moradia própria, observado a reserva de 10% das unidades residenciais para atendimento aos idosos.


4 -  ( PGT - 2009 - PGT - Procurador do Trabalho / Direito do Trabalho / Trabalho do Idoso;  )
Leia e analise os itens abaixo que têm por fundamento o Estatuto do Idoso:
I - A pessoa idosa, com idade igual ou superior a sessenta anos, tem direito ao exercício de atividade profissional, respeitadas suas condições físicas, intelectuais e psíquicas.
II - Na admissão da pessoa idosa em qualquer trabalho ou emprego, é vedada a discriminação e a fixação de limite máximo de idade, inclusive para concursos da administração pública indireta, como as empresas públicas e sociedades de economia mista.
III - A lei atribui ao Poder Público o dever de estimular e criar programas voltados para a profissionalização da pessoa idosa, aproveitando seus potenciais e habilidades para atividades regulares e remuneradas; estimular as empresas privadas para a admissão de pessoas idosas no trabalho e preparar os trabalhadores para a aposentadoria, com antecedência mínima de um ano.
Marque a alternativa CORRETA:
a) apenas os itens II e III são corretos;
b) apenas os itens I e II são corretos;
c) apenas os itens I e III são corretos;
d) todos os itens são corretos;


5 -  ( FCC - 2008 - TRT - 18ª Região (GO) - Analista Judiciário - Serviço Social / Serviço Social / Estatuto do Idoso;  )
Segundo o artigo 19 do Estatuto do Idoso, de 2003, os casos de suspeita ou confirmação de maus tratos contra idosos serão obrigatoriamente comunicados pelos profissionais de saúde a quaisquer dos seguintes órgãos:
a) autoridade policial, Conselho Municipal do Idoso, Conselho Estadual do Idoso, Conselho Nacional do Idoso e Centro de Referência de Assistência Social.
b) autoridade policial, Ministério Público, Conselho Municipal do Idoso, Conselho Estadual do Idoso e Conselho Nacional do Idoso.
c) autoridade policial e Ministério Público, mas de forma alguma aos Conselhos Municipal, Estadual e Nacional do Idoso.
d) autoridade policial, Ministério Público, CREAS - Centro de Referência Especializado de Assistência Social e  Conselho Municipal do Idoso.
e) Ministério Público, Centro de Referência Especializado de Assistência Social, Conselho Municipal de Assistência Social e Centro de Referência de Atendimento ao Idoso.


6 - ( FCC - 2009 - TRT - 3ª Região (MG) - Analista Judiciário - Serviço Social / Serviço Social / Estatuto do Idoso;  )
O Estatuto do Idoso, em referência ao disposto na Lei nº 10.741/03,
a) destina-se a regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 65 (sessenta e cinco) anos.
b) autoriza a discriminação do idoso nos planos de saúde pela cobrança de valores diferenciados em razão da idade.
c) faculta a cobrança de participação do idoso no custeio de entidades filantrópicas ou casa-lar, sendo estas obrigadas a firmar contrato de prestação de serviços com o mesmo.
d) garante prioridade de asilamento ao idoso portador de deficiência ou com limitação incapacitante.
e) dispõe o acolhimento de idoso em situação de risco social, por adulto ou núcleo familiar, não caracteriza a dependência econômica do mesmo, para os efeitos legais.

7 - Q15098 ( FCC - 2009 - TJ-SE - Analista Judiciário - Psicologia / Legislação Federal / Lei nº 10.741-03 - Estatuto do Idoso;  )
A Lei no 10.741/03 que dispõe sobre o Estatuto do Idoso demonstra a preocupação da sociedade brasileira com seu novo perfil populacional. Por meio desse instrumento, para que uma pessoa seja considerada idosa ela deve ter completado
a) 50 anos ou mais.
b) 55 anos ou mais.
c) 60 anos ou mais.
d) 65 anos ou mais.
e) 70 anos ou mais.

8- ( FCC - 2008 - MPE-CE - Promotor de Justiça / Direito Processual Civil / Do Ministério Público;  )
Compete ao Ministério Público, no processo civil, na defesa do idoso,
a) impedir a atuação de terceiros, ainda que legitimados para as ações cíveis previstas no Estatuto do Idoso, sempre que o Estatuto do Idoso conferir legitimidade ao Ministério Público nas mesmas ações.
b) atuar como assistente simples do idoso em situação de risco, por abuso da família, curador ou entidade de atendimento.
c) promover a revogação de instrumento procuratório do idoso, sempre que os direitos reconhecidos no Estatuto do Idoso forem ameaçados em razão de sua condição pessoal e o interesse público justificar.
d) homologar transações envolvendo interesses e direitos dos idosos previstos no Estatuto do Idoso.
e) atuar obrigatoriamente, nos processos em que não for parte, na defesa dos direitos de que cuida o Estatuto do Idoso, hipótese em que terá vista dos autos antes das partes, podendo juntar documentos e requerer diligências.



9 -  ( FCC - 2008 - MPE-CE - Promotor de Justiça / Direito Constitucional / Direitos e Deveres Individuais e Coletivos;  Direitos Sociais;  )  Relativamente aos direitos do idoso, é correto afirmar que
a) aos maiores de sessenta anos é assegurada a gratuidade dos transportes coletivos públicos urbanos e semi-urbanos, exceto nos serviços seletivos e especiais, quando prestados paralelamente aos serviços regulares.
b) as entidades filantrópicas (ou casa-lar) não podem cobrar participação pecuniária do idoso no custeio da entidade.
c) o critério etário do Estatuto do Idoso (idade igual ou superior a sessenta anos) não alterou a regra da redução dos prazos de prescrição da pretensão punitiva quando se tratar de pessoa maior de 70 (setenta) anos de idade na data da sentença condenatória.
d) o benefício de prestação continuada a que se refere o art. 203, V, da Constituição, não pode ser restringido aos idosos cuja respectiva família tenha renda mensal "per capita" inferior a um quarto do salário mínimo.
e) o benefício de prestação continuada a que se refere o art. 203, V, da Constituição, já concedido a qualquer membro da família é computado para os fins do cálculo da renda familiar per capita.

10 -  ( CESPE - 2010 - MPE-RO - Promotor de Justiça / Direitos Humanos / Estatuto do Idoso;  )
A respeito da Política Nacional do Idoso, assinale a opção correta.
a) A família, a sociedade e o Estado têm o dever de assegurar ao idoso todos os direitos da cidadania, garantindo sua participação política, por meio de organizações representativas, na formulação, implementação e avaliação da gestão dos programas de auxílio-alimentação instituídos pela Secretaria de Direitos Humanos do Ministério da Justiça.
b) O processo de envelhecimento diz respeito à sociedade em geral, devendo ser objeto de conhecimento e informação para todos. Portanto, o apoio a estudos e pesquisas sobre as questões relativas ao envelhecimento constitui uma das diretrizes da política em apreço.
c) É obrigatória a permanência de portadores de doenças que necessitem de assistência médica ou de enfermagem permanente em instituições asilares de caráter social, estando sujeito a sanções civis, penais e administrativas o dirigente de entidade de atendimento ao idoso que a obstar.
d) A centralização político-administrativa da capacitação e reciclagem dos recursos humanos nas áreas de geriatria e gerontologia e na prestação de serviços é condição essencial e indispensável para a viabilização de formas alternativas de participação, ocupação e convívio do idoso, que proporcionem sua integração às demais gerações.
e) A priorização do atendimento a idosos em órgãos públicos e privados prestadores de serviços, quando desabrigados e sem família, deverá respeitar as diferenças econômicas, sociais, regionais e, particularmente, as contradições entre os meios rural e urbano, sendo, portanto, obrigatório o estabelecimento de um processo de triagem que impeça a permanência dos idosos oriundos do meio rural nos núcleos urbanos.

11 -  ( CESPE - 2010 - MPE-RO - Promotor de Justiça / Direitos Humanos / Estatuto do Idoso;  )
De acordo com o Estatuto do Idoso, é obrigação do Estado e da sociedade assegurar à pessoa idosa a liberdade, o respeito e a dignidade, como pessoa humana e sujeito de direitos. A respeito desse assunto, assinale a opção correta.
a) O direito à liberdade compreende o direito de ir e vir, a liberdade de culto, a livre expressão, o livre convencimento e a possibilidade de buscar apoio para a prática da ortotanásia assistida.
b) Por ser dever de todos zelar pela dignidade do idoso, colocando-o a salvo de qualquer tratamento vexatório ou constrangedor, fica impedida a veiculação da imagem de idosos em campanhas publicitárias sobre preservativos.
c) É proibida a oferta de esportes de aventura para os maiores de sessenta anos.
d) O direito ao respeito consiste na inviolabilidade da integridade física, psíquica e moral, abrangendo a preservação da imagem, da identidade, da autonomia, de valores, ideias e crenças, dos espaços e dos objetos pessoais.
e) Os maiores de sessenta anos têm direitos políticos plenos, sendo-lhes vedada, unicamente, a candidatura a cargo eletivo nas assembleias legislativas.

12 -  Nos termos da Lei n. 10.741, de 1º de outubro de 2003, que dispõe sobre o Estatuto do Idoso, analise as seguintes afirmativas e assinale a alternativa INCORRETA.
A) É obrigação do Estado e da sociedade assegurar à pessoa idosa a liberdade, o respeito e a dignidade, como pessoa humana e sujeito de direitos civis, políticos, individuais e sociais, garantidos na Constituição e nas leis.
B) É assegurada a atenção integral à saúde do idoso, por intermédio do Sistema Único de Saúde (SUS), garantindo-lhe o acesso universal e igualitário, em conjunto articulado e contínuo das ações e serviços, para a prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde, incluindo a atenção especial às doenças que afetam preferencialmente os idosos.
C) O idoso goza de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhe, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, para preservação de sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade.
D) Os casos de suspeita ou confirmação de maus-tratos contra idoso serão obrigatoriamente comunicados pelos profissionais de saúde especificamente ao Conselho Nacional do Idoso.

GABARITOS:

1 - A    
2 - D    
3 - B    
4 - C    
5 - B    
6 - C    
7 - C
8 - C    
9 - C    
10- B    
11 - D
12 - D








6 comentários:

  1. obrigado, ajudou a testar meus conhecimentos.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado por comprtilhar conosco este exercício, foi de grande valia.

    ResponderExcluir
  3. Valeu por postar essas questões!!!! Que Deus te abençoe por sua atitude em criar um blog neste tema.

    ResponderExcluir
  4. obrigado por postar as questões,parabéns.

    ResponderExcluir
  5. obrigado por postar as questões,parabéns.

    ResponderExcluir